terça-feira, 13 de janeiro de 2009

A Academia na RTP1

Hoje, o programa da RTP1 Praça da Alegria, incluiu no seu alinhamento alguns momentos de reportagem feitos a partir da CURPI-CM.
Foi dado um especial destaque às actividades da Academia de Aprendizagem e Cultura-Universidade Sénior de Campo Maior.
Num primeiro directo, visitaram a sala de convívio da CURPI, estabelecendo contacto com alguns dos presentes. Serviu de cicerone, especialmente convidada, a cantora campomaiorense Chiquita que desempenhou muito bem essa tarefa, indicando os diversos locais e acontecimentos que decorrem diariamente nas instalações desta instituição. Começaram por filmar a actividade dos elementos que participam na oficina "Tapetes de Arraiolos" que, por conveniência de espaço, estavam a trabalhar neste salão, mantendo diálogo com as presentes, procurando inquirir das condições em que desenvolvem essa actividade. Sobre uma mesa estavam também expostos pequenos artefactos em madeira, obra do senhor Manuel.
No segundo directo, foi visitada a sala onde decorrem as sessões de trabalho das oficinas de "Restauro", "Tapetes de Arraiolos" e "Flor de Papel". De novo, houve interessantes momentos de diálogo com as participantes, enquanto estas davam seguimento à sua tarefa de fazerem flores de papel.
A última intervenção decorreu numa sala de aula, decorada com quadros pintados ou em processo de elaboração na oficina de "Pintura" porque, por escassez de tempo, não foi possível fazer a sua apresentação na sala onde normalmente decorrem as sessões desta oficina.
Esta sala de aula estava apinhada de gente. Na sua maioria eram alunos das disciplinas que se leccionam nesta Academia. Havia também pessoas que, por curiosidade, acudiram à CURPI para assistir a estes momentos de reportagem em directo. Presente também, o senhor Comendador Rui Nabeiro que foi entrevistado por Serenela Andrade a quem coube dirigir estas entrevistas.
Nos diversos momentos antes indicados, foi possível explicar, ainda que sucintamente, os aspectos essenciais da actividade desta Academia.

4 comentários:

Anónimo disse...

A RTP fez bem em vir à Universidade Sénior porque é uma iniciativa bastante boa e que valoriza as pessoas com alguma idade e muito desvalorizadas do nosso Campo Maior...É maravilhoso ver este tipo de iniciativas. Se for necessário a minha colaboração com este projecto estou inteiramente disponível, visto que sou um jovem que se interessa e muito com as pessoas com mais uns aninhos que eu, como eu gosto de dizer, pessoas de juventude acomulada.

Cumps.

Academia de Aprendizagem e Cultura disse...

Joel Moriano
Estamos sempre dispostos a acolher novos colaboradores. Tratando-se de um projecto que vive do voluntariado, não tem sido fácil trazer até nós pessoas que estejam dispostas a ajudar de modo a podermos alargar a oferta de novas actividades.
Estamos todas as tardes entre as 14:30 e as 16:30 (excepto 6ª feira) na CURPI. Contactar Francisco Galego ou Júlia Galego.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Olá, Juventude!
Se quiserem variar, um pouco dando umas caminhadas até fora de vossas portas, podem ir dando umas caminhadas virtuais ao lado do Ventor, nesta bela janelinha. Eu e o Ventor andamos por aqui, um pouco longe, senão, ele, pelo menos, iria fazer-vos uma visita. Garanto-vos que ele não é um lobo mau, porque nós, lobo e gato, convivemos todos os dias sem nos arranharmos ou andarmos à dentada.
Saudações cordiais para Campo Maior e, em especial para a sua Universidade Sénior. Eu tenho aprendido muito com o Ventor e acho que vocês irão gostar, se nos visitarem, de passearem connosco, nesta Grande Caminhada http://quico97.no.sapo.pt/.
Bjs. para as senhoras e abraços para os cavalheiros.

Uma mãe que o filho come la disse...

Fiquei contente ao saber que a RTP vinha ate Campo Maior, por sua vez minha terra. Fiquei triste sim por burrice tão grande como se disse durante a entrevista. Foi dito que naquele local eram servidas refeiçoes a criança CARENCIADAS.... Não, não são carenciadas, mas sim SUBSIDIADAS, o que não é o mesmo. Por respeito aos mais pequenos podiam ter informado atempadamente a Senhora que ia falar do assunto para não dizer asneiras....